Mãe e filhos

Gerando vidas e realizando sonhos!

 

Área de Atuação

Endometriose

O endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação. Por sua vez, a endometriose, doença que acomete mulheres em idade reprodutiva, consiste na presença do endométrio em locais fora do útero, como Fundo de Saco de Douglas (atrás do útero), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga, e parede da pélvis.

A principal causa da endometriose é o envio, durante a menstruação, das células do endométrio, pelas trompas, para dentro do abdômen. Há evidências que sugerem ser uma doença genética, outras sugerem ser uma doença do sistema de defesa. 

O diagnóstico definitivo da doença é feito pelo método invasivo (videolaparoscopia), sob anestesia geral, podendo ser classificada em:

  • Grau I-Mínima; 

  • Grau II-Leve; 

  • Grau III-Moderada; 

  • Grau IV- Grave. 

O tratamento pode ser clínico, realizado através do uso de medicamentos, ou cirúrgico, com a excisão das lesões. A recorrência da endometriose depois de um dos tratamentos não é incomum, especialmente em casos de endometriose moderada ou grave.
 

Agende a sua consulta agora