• viniciusmlopes

COVID-19 – ATÉ ONDE ELE PODE ATRAPALHAR SEU SONHO DE SE TORNAR MÃE?

A pandemia do corona vírus chegou de uma forma muito abrupta e assustadora ao mundo. Medo e incerteza, é isso que muitos sentem. Mas o que sabemos a respeito dele até agora? No que ele pode impactar as nossas vidas? E, até onde ele impede a realização do sonho da maternidade e paternidade?

A COVID-19 é um tipo dentre outros de corona vírus que causa infecções respiratórias, podendo levar um resfriado comum ou até doenças mais graves como a síndrome aguda respiratória severa (SARS) e a síndrome respiratória do oriente médio (MERS).

Como seu meio de transmissão é de pessoa para pessoa, e ainda não existe uma vacina para a prevenção, a única forma de se evitar a proliferação do vírus é o distanciamento social e principalmente as medidas de higiene como a lavagem das mãos rotineiramente, uso de álcool gel 70% e não levar as mãos à boca, nariz e olhos evitando contato com as mucosas.

Bem, o que se sabe até então sobre os danos à saúde da gestante? Ainda não existem estudos suficientes para saber como o vírus se comporta nas mulheres grávidas. Por passarem por muitas mudanças em seu corpo, pode ser que elas sejam mais suscetíveis a desenvolver quadros mais graves da COVID-19, e vir a sofrer um aborto. Também não se pode comprovar, ainda, que a mãe transmita o vírus para o bebê, pois como referido acima os estudos até agora são escassos, a doença ainda é muito recente.

Diante de tudo isso, a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva e a Redlatinoamericana de Reprodução Assistida, decidiram que todos os tratamentos de reprodução humana (até mesmo para congelamento de embriões e óvulos) devem ser suspensos até que a pandemia seja contida.

O que nós orientamos às nossas pacientes é que evitem o excesso de informações por jornais ou internet. Aproveite seu tempo para ficar com a família, ler aquele livro que talvez estava guardado ou procure algo que lhe dará prazer, pois esse tempo vai passar e confiamos que será o quanto antes.

Já passamos por tantos momentos difíceis e saímos muito mais fortes deles e tenho certeza que desta vez não será diferente!

#covid19 #coronavirus #gravidez #reproduçãohumana

5 visualizações