Estimulação ovariana: objetivos e como é realizada


A estimulação ovariana é uma parte fundamental do tratamento de reprodução assistida. O principal objetivo desse procedimento é estimular a produção de óvulos, afinal, durante o ciclo normal da mulher, somente um é produzido e liberado por mês.

Com isso, quando falamos em coito programado ou na inseminação intrauterina, a estimulação ovariana visa aumentar as chances de uma gestação, mas com um número baixo de folículos (estruturas dos ovários que contêm os óvulos), de forma a diminuir a possibilidade de uma gravidez múltipla. Por sua vez, nas pacientes que realizam a Fertilização In Vitro (FIV), o intuito é conseguir um número maior de óvulos, que serão fecundados no laboratório, na busca dos melhores embriões. o número de embriões transferidos é limitado, por isso hoje em dia são raros os casos de trigêmeos. Nesses casos, os embriões viáveis excedentes são congelados.

Essa etapa do tratamento dura, em média, de 10 a 12 dias e é realizada através da administração de medicamentos e de hormônios injetáveis (FSHr, FSH, HMG) na mulher. Além disso, o acompanhamento por meio do exame de ultrassonografia transvaginal é realizado, em média, de três a cinco, para analisar o desenvolvimento dos folículos. Caso o médico responsável verifique que eles estão no tamanho adequado, entre 17 e 20 milímetros, orienta-se a administração do hormônio hCG ou agonista de GnRH, para que o óvulo amadureça e desprenda da parede do folículo. Após cerca de 35 horas, deve ser realizado os demais procedimentos do tratamento, sejam as relações sexuais ou as demais técnicas de reprodução assistida em busca da fecundação.

Estima-se que em 90% dos casos esta etapa tenha sucesso e vários folículos sejam obtidos. Assim, somente em 10% dos casos esse tratamento apresenta baixa ou ausência de resposta.

Conseguiu entender como funciona a etapa da estimulação ovariana na Reprodução Assistida? Deseja entender mais sobre as formas de tratamento e suas etapas? Então, acesse o meu texto especial sobre a Punção Folicular, a segunda etapa da FIV.


#reproducaoassistida #fiv #fertilizacaoinvitro #gravidez #estimulacaoovariana #estimuloovariano #ovulos #reproducaoassistidabrasilia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

©  2023 por Dr. Vinicius Medina Lopes.

SHIS QI 03 Bloco C Sala 101 - Brasília, DF 71605-200

Tel: 61-3365-4545

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social