©  2023 por Dr. Vinicius Medina Lopes.

SHIS QI 03 Bloco C Sala 101 - Brasília, DF 71605-200

Tel: 61-3365-4545

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social

ENDOMETRIOSE

Endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. Endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação. Os locais mais comuns da endometriose são: Fundo de Saco de Douglas (atrás do útero), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga, e parede da pélvis.

A principal causa é que, durante a menstruação, células do endométrio (camada interna do útero) sejam enviadas pelas trompas para dentro do abdômen. Há evidências que sugerem ser uma doença genética. Outras sugerem ser uma doença do sistema de defesa. O diagnóstico definitivo é feito pelo método invasivo (vídeolaparoscopia), sob anestesia geral.

Classifica-se a endometriose em: Grau I – Mínima; Grau II – Leve; Grau III – Moderada; Grau IV- Grave. O tratamento pode ser clínico (medicamentoso) ou cirúrgico (excisão das lesões). A recorrência da endometriose depois de um dos tratamentos não é incomum, especialmente em casos de endometriose moderada ou grave.