top of page
Mãe e filhos

Gerando vidas e realizando sonhos!

Dr. Vinicius Medina Lopes participa de matéria no Fantástico



A equipe jornalística do Fantástico, prestigiado programa da Rede Globo, acompanhou um caso extraordinário de reprodução assistida que foi especialmente planejado para salvar a vida de Nicolly, uma menina de 8 anos de idade que nasceu com anemia falciforme.


A matéria sobre o caso foi ao ar no dia 12 de junho de 2022 e contou a história de Gabriela e Tiago, um casal que recorreu ao Instituto Verhum, em Brasília, para conceber um bebê que já nasceria com uma missão especial: doar o sangue do cordão umbilical para sua irmã.


De acordo com o Dr. Vinícius Medina Lopes, especialista em reprodução assistida que concedeu a entrevista para o Fantástico, o desafio era gerar um embrião livre da anemia falciforme e que fosse, ao mesmo tempo, 100% compatível com a Nicolly.


Felizmente, através da técnica de fertilização in vitro, foi possível gerar três embriões perfeitos. Um desses embriões foi transferido e, na primeira tentativa, Gabriela engravidou. Nove meses depois, veio ao mundo Ana Liz, a bebezinha que foi capaz de curar Nicolly e trazer grandes alegrias à família. 


As células tronco coletadas no parto pelo Dr. Vinicius (@drviniciusmedinalopes) e Dra. Daniely Costa (@dra.dannycosta), da equipe do Instituto VERHUM foram congeladas. Meses depois foram transplantadas para a Nicolly. A medula óssea, agora reprogramada para formar as hemácias normais, possibilitam que a criança transplantada tenha uma vida normal. 


É importante ressaltar que o Instituto Verhum conduziu o processo de reprodução assistida através de uma política especial para casais de baixa renda. Aliás, a responsabilidade social é uma das marcas do Instituto, que tem a missão de prestar assistência integral aos casais inférteis.


Desde a sua fundação, o Verhum já registrou mais de 1.000 bebês nascidos através de técnicas como inseminação artificial e fertilização in vitro. Isso foi possível devido à sua equipe multidisciplinar, composta por especialistas renomados das áreas de medicina reprodutiva, ginecologia, obstetrícia, andrologia, genética, psicologia, ultrassonografia e endoscopia ginecológica.


Para mais informações sobre reprodução assistida, basta acessar o perfil oficial de Dr. Vinicius no Instagram: @drviniciusmedinalopes.

bottom of page