top of page
Mãe e filhos

Gerando vidas e realizando sonhos!

Gravidez após os 40 anos: quais são os riscos envolvidos?



Seja por motivos profissionais, acadêmicos ou pessoais, muitas mulheres têm postergado o sonho de ser mãe. De acordo com informações levantadas pelo Ministério da Saúde, a gestação tardia tem se tornado uma tendência: na última década, a quantidade de mulheres que engravidaram após os 35 anos cresceu 84% no Brasil e os partos de mulheres acima dos 40 anos já correspondem a 5% do total no país.

Neste artigo, explicaremos o conceito de gravidez tardia e abordaremos os principais riscos envolvidos nessa escolha. Continue a leitura:

O que é gravidez tardia?

Gravidez tardia é um termo utilizado para definir a gestação que ocorre após os 35 anos de idade, sendo que em alguns lugares do mundo, essa acepção abrange apenas as gestações que acontecem depois dos 40 anos.


A gravidez tardia é mais difícil de ocorrer naturalmente, uma vez que nessa faixa etária a mulher já possui sua fertilidade diminuída. Entretanto, não é impossível que ela aconteça de forma natural. Além disso, com os avanços da medicina reprodutiva, muitas mulheres podem realizar técnicas de reprodução assistida em uma idade mais avançada, embora existam alguns riscos para a mãe e para o bebê.


Principais riscos da gravidez tardia


Conforme aponta a literatura médica, a gravidez tardia pode apresentar algumas complicações como:

  • Diabetes gestacional

A diabetes gestacional é um dos principais problemas que podem acometer mulheres em gestação tardia. Isso acontece porque, após os 35 anos, o organismo pode ter dificuldades de elevar a produção de insulina durante a gravidez, o que acarreta um desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue e possível comprometimento do feto.


  • Hipertensão

Mulheres que decidem engravidar tardiamente são mais propensas a desenvolverem hipertensão durante a gestação e, consequentemente, têm um risco mais elevado de apresentar alterações no fluxo de sangue na placenta, restrição do crescimento fetal, pré- eclâmpsia e outras complicações.


  • Parto prematuro

A gravidez tardia também aumenta o risco de ocorrer um parto prematuro, isto é, antes da 37ª semana de gestação. O principal problema desse tipo de parto é que o bebê pode não estar completamente desenvolvido, o que aumenta sua vulnerabilidade a alergias e doenças durante a vida.


  • Alterações cromossômicas no bebê


Conforme a idade da mulher avança, seus óvulos vão envelhecendo e isso aumenta o risco de ter um filho com alterações cromossômicas graves. A Síndrome de Down é a anomalia cromossômica mais comum que pode acontecer em uma gravidez tardia.


Aos 35 anos, uma mulher tem 0,5% de chances de gerar um filho com Síndrome de Down, enquanto aos 40 anos, esse risco sobe para 1%. Aos 45, o risco se torna ainda maior, entre 3% e 4%. Por isso, é fundamental estar atenta a essa possibilidade antes de decidir ter um filho em idade avançada.

  • Aborto espontâneo


As chances de acontecer um aborto espontâneo ou mesmo a morte do bebê durante o parto são consideravelmente maiores em uma gestação tardia. Estatísticas clínicas demonstram que o risco de aborto em gestantes com 24 anos de idade é de 7,8%, enquanto nas mulheres com 45 anos é de 74,7%. Portanto, essa é uma questão que deve ser analisada cuidadosamente antes de tentar uma gravidez tardia.

Temos que destacar o parágrafo abaixo, as informações do texto são importantes mas desanima as mulheres e desestimula os tratamentos. Com o parágrafo corrigimos o problema.


Como se preparar para gestação tardia?

Apesar de haver um aumento das complicações acima citadas, na maioria das vezes é possível ter uma gestação sadia. Como se preparar:

  • A avaliação clínica da mulher antes da concepção pode reduzir os riscos para mãe e para o feto.

  • A reprodução assistida pode reduzir as chances de abortamento e nascimento de crianças com síndromes.

  • O congelamento de óvulos antes dos 35 anos pode trazer uma boa chance de engravidar mesmo após a menopausa.

Se você planeja ter filhos após os 35 anos, é importante contar com um especialista em medicina reprodutiva que possa lhe orientar e oferecer as melhores recomendações para uma gravidez saudável e bem-sucedida.

Para saber mais, entre em contato pelo telefone (61) 3365-4545 ou WhatsApp (61) 99670-6687.


bottom of page