top of page
Mãe e filhos

Gerando vidas e realizando sonhos!

Quando devo pensar em inseminação artificial?



Inseminação Artificial (IA) é uma técnica de Reprodução Assistida, onde os espermatozoides, após preparo em laboratório, são depositados no útero. Assim, o trajeto percorrido até as tubas uterinas é mais curto, facilitando a fecundação.

O tratamento é mais simples e menos invasivo quando comparado, por exemplo, à Fertilização In Vitro (FIV). Dessa forma, caso você e o seu parceiro estejam tentando engravidar naturalmente, há mais de um ano, sem sucesso ou possuem impeditivos para a gestação como algum problema leve nos espermatozoides (baixa contagem ou motilidade), SOP (Síndrome de Ovários Policísticos), endometriose leve e ESCA (Esterilidade Sem Causa Aparente) masculina leve, pode ser o momento de começar a pensar neste tratamento.

Para ajudá-los, eu explico como é realizada a Inseminação Artificial. Continue a leitura e entenda!


Como funciona a Inseminação Artificial?

A Inseminação Artificial inicia com a investigação do fator determinante da infertilidade do casal. Com isso, o especialista poderá avaliar se este é o melhor tratamento para o caso. Ainda, é necessário que a mulher tenha realizado, nos últimos seis meses, exames ginecológicos com coleta de material para avaliação citológica (exame para detectar alterações nas células do colo de útero), exames de sangue, ultrassonografia transvaginal e histerossalpingografia.

Por sua vez, o homem precisa realizar exames de sangue, uma avaliação seminal recente (com menos de seis meses) e, se o exame apresentar alguma alteração, uma avaliação andrológica.

Caso os exames indiquem que a Inseminação Artificial é o tratamento correto, serão observados o ciclo menstrual e a ovulação da paciente (podendo ou não utilizar medicamentos para estimular a ovulação). Assim, quando a mulher atingir o pico da ovulação, o sêmen, previamente coletado, selecionado e trabalhado (eliminando as toxinas), será transferido para a cavidade uterina da paciente.

Após 15 dias do procedimento, é possível realizar o exame Beta HCG Quantitativo para confirmar a gravidez.

Deseja saber mais sobre o procedimento e verificar se é a opção certa para você e seu parceiro? Então, entre em contato e marque uma consulta.



Fonte:

bottom of page