Mãe e filhos

Gerando vidas e realizando sonhos!

Saúde da mulher e gravidez

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 8 milhões de pessoas sofrem com a infertilidade no Brasil. Em 35% dos casos, a dificuldade para engravidar está relacionada a fatores femininos. Assim, é importantíssimo que a mulher que deseja engravidar tenha um cuidado especial com a sua saúde.

Existem algumas doenças que dificultam a gravidez, mas, quando devidamente tratadas e associadas aos métodos de Reprodução Assistida, podem ter o quadro revertido e a paciente consegue engravidar. As condições mais comuns são:

Endometriose

No Brasil, estima-se que aproximadamente 6,5 milhões de mulheres sofram com a endometriose, uma doença, onde o tecido endometrial aparece fora da cavidade uterina, causando inflamações, fortes dores e dificuldade para engravidar. Isso porque o processo inflamatório pélvico pode obstruir as trompas, interferir na ovulação, no transporte dos gametas (óvulo e espermatozoide) e na implantação do embrião no útero. Muitas vezes a única manifestação da doença é a infertilidade.

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal que atinge, principalmente, mulheres entre 20 e 40 anos. Essa condição pode causar irregularidades na menstruação, desenvolvimento de acne, obesidade, infertilidade e, até mesmo, câncer. O tratamento em geral é simples, através da correção de hábitos de vida e uso de medicamentos. Na maioria dos casos não há necessidade de reprodução assistida para obter uma gestação.

Distúrbios da tireoide

Os hormônios da tireoide são importantíssimos no controle do metabolismo, quando há uma produção maior (Hipertireoidismo) ou menor (Hipotireoidismo), o organismo pode apresentar alguns problemas como obesidade, fadiga constante, infertilidade e, até mesmo, abortos.

Manter os exames e as consultas preventivas em dia é essencial para identificar possíveis distúrbios e iniciar o tratamento. Além disso, existem alguns hábitos que auxiliam no cuidado com a saúde da mulher e aumentam as chances de gravidez. São eles:

● Alimentação equilibrada;

● Não fumar;

● Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

● Praticar atividades físicas regularmente.

Você e o seu parceiro estão tentando engravidar, mas sem sucesso? Então, entre em contato e marque uma consulta. Eu poderei avaliar a saúde do seu sistema reprodutor e indicar o tratamento correto.

Fontes: