top of page
Mãe e filhos

Gerando vidas e realizando sonhos!

Testosterona e fertilidade feminina: qual é a relação?





Embora a testosterona seja frequentemente associada ao universo masculino, ela desempenha um papel crucial no corpo das mulheres, influenciando diversos aspectos de sua saúde reprodutiva. Por isso, a relação entre a testosterona feminina e a fertilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais importância na pesquisa médica e científica.


Neste texto, exploraremos a interação entre a testosterona e a fertilidade ou infertilidade feminina, destacando sua importância e os potenciais impactos que desequilíbrios hormonais podem ter no processo reprodutivo. Portanto, leia tudo até o final e descubra!


O que é a testosterona feminina?


A testosterona é um hormônio do grupo conhecido como andrógenos. Enquanto nos homens essa substância é produzida em grande quantidade nos testículos, nas mulheres, sua produção ocorre em menor escala e de três formas diferentes. Entenda abaixo como essa distribuição ocorre, em condições típicas:


  • 50% da testosterona feminina é gerada por meio da conversão periférica da androstenediona e da DHEA (dehidroepiandrosterona);

  • 25% é produzida nos ovários, sendo estimulada pelo LH (hormônio luteinizante) originado na hipófise;

  • 25% tem origem nas glândulas adrenais.


Qual é a importância da testosterona feminina?


A testosterona desempenha um papel essencial na vida das mulheres, além de sua ligação com a função reprodutiva, como entenderá mais adiante.

Por agora, veja a seguir os principais impactos que a testosterona tem no corpo feminino:


  • Redução da gordura corporal

  • Preservação e melhoria da massa muscular

  • Manutenção da libido

  • Proteção cardiovascular

  • Conservação da densidade mineral óssea

  • Melhora no desempenho cognitivo


Assim, embora em quantidades menores em comparação aos homens, a testosterona nas mulheres serve a propósitos semelhantes aos dos homens, onde esse hormônio é produzido em maior quantidade para promover o desenvolvimento físico masculino, como o crescimento de pelos, o engrossamento da voz e a maturação da sexualidade.


Portanto, a presença sutil da testosterona no corpo feminino contribui para fortalecer elementos importantes relacionados à saúde física, ganho muscular e desejo sexual.


Como a testosterona feminina afeta a fertilidade?


Para garantir o correto funcionamento do organismo, a manutenção do equilíbrio hormonal é essencial. Em um extremo, níveis reduzidos de testosterona podem resultar na diminuição do desejo sexual, enquanto no outro extremo, concentrações excessivamente elevadas desse hormônio podem interferir na ovulação e, por conseguinte, na liberação do óvulo durante o período fértil da mulher.


Um dos distúrbios mais associados ao aumento de testosterona no organismo feminino, é a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Essa síndrome pode ocasionar irregularidades menstruais e, em casos mais graves, anovulação, que se refere à ausência de ovulação. Em situações de anovulação, a fertilidade da mulher fica comprometida, uma vez que a ausência de liberação de um óvulo torna a concepção natural um desafio.


Chamamos a atenção de que a reposição de testosterona não deve ser realizada com fins reprodutivos, ao contrário, em geral pode até comprometer o processo.


Mesmo com esses problemas, as mulheres que estão tentando engravidar podem contar com as técnicas de reprodução assistida para realizarem esse sonho. Para isso, é preciso contar com uma clínica de fertilidade que seja referência na área e a acompanhe em todas as etapas, desde o diagnóstico até o pré-natal.


Por isso, se você sonha em ter um filho, não deixe de entrar em contato através do Whatsapp (61) 9670-66877 ou pelo telefone (61) 3365-4545.



bottom of page