Mãe e filhos

Gerando vidas e realizando sonhos!

OMS estima que 80 milhões de pessoas são inférteis no mundo



Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que entre 50 e 80 milhões de pessoas sofrem com a infertilidade em todo o mundo. No Brasil, estima-se que 8 milhões de pessoas sejam afetadas. Isso significa que 15% dos casais em idade reprodutiva apresentam alguma dificuldade para engravidar. Os números levam em conta o tempo em que o casal mantém relações sexuais sem nenhum método contraceptivo. Assim, para a OMS, casais que não os utilizam e tentam a concepção por 12 meses, sem sucesso, podem ser inférteis.

As causas da infertilidade podem ter relação com a saúde da mulher (35% dos casos), com a saúde do homem (35% dos casos), ser uma associação de fatores masculinos e femininos (20% dos casos) ou, ainda, não possuir causa aparente (10% dos casos). Dessa forma, para quem tem o grande desejo de ter um filho, é importante procurar um especialista, investigar as causas e iniciar o tratamento correto.


Principais causas da infertilidade na mulher

A idade é um dos principais causadores da infertilidade feminina. Isso porque, com o passar dos anos, podem surgir doenças como endometriose e miomas uterinos, além de que invariavelmente a reserva ovariana diminui, a qualidade dos óvulos piora e os ciclos menstruais se alteram até serem inexistentes, com a chegada da menopausa. Contudo, outras condições podem afetar a fertilidade da mulher, como:

  • Problemas anatômicos no sistema reprodutor;

  • Desequilíbrio hormonal;

  • Síndrome dos Ovários Policísticos;

  • Tabagismo;

  • Obesidade;

  • Exposição à radiação ou quimioterapia como nos tratamentos de câncer.


Principais causas da infertilidade no homem


Por sua vez, estudos apontam que as causas mais comuns da infertilidade no homem estão ligadas a danos ao DNA espermático, infecções adquiridas, alterações genéticas e hormonais. Além disso, condições como varicocele (quando as veias do testículo apresentam uma dilatação anormal), obesidade, diabetes, uso de drogas e anabolizantes, doenças sexualmente transmissíveis e tratamentos como radioterapia e quimioterapia, também podem afetar a fertilidade masculina.

A boa notícia é que existem tratamentos específicos que podem auxiliar o casal a realizar o sonho de ter um filho. Deseja saber mais e entender qual é indicado para o seu caso? Então, entre em contato e marque uma consulta!


#infertilidadenomundo #infertilidadenobrasil #infertilidade #infertilidadenohomem #infertilidadenamulher #causasdainfertilidade


Fontes:

https://sbra.com.br/fertilidade-o-tempo-nao-para/

https://sbra.com.br/noticias/infertilidade-como-enfrentar-o-diagnostico-e-buscar-o-tratamento-adequado/

https://bvsms.saude.gov.br/infertilidade-masculina/

https://bvsms.saude.gov.br/infertilidade-feminina/

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/unidades/itaim/reproducao-assistida/Paginas/causas-da-infertilidade-da-mulher.aspx